domingo, 13 de fevereiro de 2011

Boas ideias e pesadelos fashion se dividem em desfiles para gordinhas


Fashion Weekend Plus Size mostrou as tendências da moda GG.
Uma das grifes apresentou peças para crianças acima do peso.

Dolores OroscoDo G1, em São Paulo

Flight Level (Foto: Renata D'Almeida/G1)Os modelos infantis da grife GG Flight Level que
foram apresentados na FWPS, em São Paulo.
  (Foto: Renata D'Almeida/G1)
Modelos que sorriam na passarela, macacões, peças listradas bem resolvidas, lingerie “para namorar” e até roupa para crianças gordinhas foram os destaques da Fashion Weekend Plus Size, que aconteceu na noite de sábado (12), em São Paulo. Em sua terceira temporada, a série de desfiles dedicados à moda GG reuniu nove grifes que exibiram coleções para outono-inverno 2011.
Madrinha do evento, a comediante Fabiana Karla foi a primeira a subir na passarela. “Nosso objetivo não é fazer apologia à obesidade, mas ao bem-estar. O que interessa é que vocês se aceitem com são. Como eu e os mulherões que vão desfilar aqui”, disse a humorista, que finalizou o discurso com uma piada. “É claro que mais tarde teremos um coquetel com comes e bebes. Mais comes que bebes”.
Com o tema “Be free” (“seja livre”, na tradução do inglês), a catarinense Exuberance abriu os desfiles em grande estilo, mostrando que gordinha pode usar de tudo. A marca apostou em macacões soltinhos em tons de terra e tie dye, camisas de alfaiataria com referência militar e, surpresa, até numa calça-cenoura .
Teoricamente o modelo ajustado na perna e largo no quadril deveria passar longe do guarda-roupa de uma garota com manequim acima do 44. Mas a calça-cenoura da Exuberance tem a barra soltinha, faz um mix interessante de branco e preto e é combinada com um belo salto alto. Resultado: uma silhueta harmoniosa e alongada para a mulher com quilinhos extras.
Fashion Weekend Plus Size (Foto: Renata D'Almeida/G1)Os destaques da Fashion Weekend Plus Size: a calça-cenoura e o macacão da grife Exuberance, o belo trabalho com listras da Flight Level e a lingerie sexy da Ness. (Foto: Renata D'Almeida/G1)
Outra que ousou foi a Flight Level. A grife de Santa Barbara D’Oeste, no interior paulista, apresentou uma coleção que se destacou pelo bom trabalho com listras em looks inspirados na curvilínea Sophia Loren. Destaque para a estola de pele, usada em conjuntinho preto monocromático.
“As divas dos anos 50 tinham um corpo bem mais próximo do nosso. Pensei em trazer o glamour dessas mulheres para nosso guarda-roupa”, contou a estilista da marca, Viviane Gonçalves. “Gordinha tem pavor de peça listrada e com razão, porque engorda mesmo. Mas o que fiz foi fazer um jogo interessante de listras mais largas na diagonal e na horizontal”.
Fabiana Karla (Foto: Renata D'Almeida/G1)
A comediante Fabiana Karla, eleita madrinha do
evento fashion GG. (Foto: Renata D'Almeida/G1)
A Flight Level também mostrou looks da sua linha infantil, a Maria Joaquina. “Pequenas misses sunshine” desfilaram sorridentes com roupinhas cheias de babados e coloridas.
“Tem mãe que sofre para comprar roupa pro filho que está naquela fase de mudança de corpo e um pouquinho acima do peso. Elas acabam usando roupas que são o ‘P’ do adulto”, explica Viviane. “E criança quer usar roupa de criança: coloridinha, com desenhos”.
Fetiche GG
Duas grifes especializadas em lingerie para tamanhos grandes se apresentaram no FWPS a paulista Ness e a gaúcha Signorelli Sizély. Enquanto a primeira apostou no fetiche, com cinta-liga e corsets, a segunda foi mais na linha romântica, com estampas fofas de xadrez e flores delicadas.

Marcia Ramos Constantino, estilista da Ness, defende que garotas gordinhas também podem usar fio-dental. Tal qual a roraimense Paula, concorrente da atual edição do “Big Brohter Brasil”, que tem exibido o bumbum sem medo na piscina do reality show.
“As meninas que tem bumbum grande, podem mostrá-lo se tiverem segurança pra isso. O que não fica legal é escolher os modelos com as laterais fininhas, que acabam dividindo o quadril de uma forma que não favorece”, explica. “A calcinha deve ter uma lateral mais larga. E o sutiã com bojos estruturados para modelar os seios”, recomenda.
Mayara Russi (Foto: Renata D'Almeida/G1)Mayara Russi: a modelo, chamada de "Ana Paula Arosio plus size", foi destaque na passarela da FWPS e desfilou para as marcas Magnólia e Korokru. (Foto: Renata D'Almeida/G1)
Legging e camisão: o clichê fashion das gordinhas
Enquanto algumas marcas ousaram e acertaram nos desfiles do FWPS, outras ficaram presas a clichês da moda GG.

Apesar das elegantes chemises (camisa mais longa de alfaiataria, usada como vestido), a paulista Spicy e Vitta pecou pelo excesso de uma dupla manjada pelas gordinhas: legging com blusa solta. Foram vários modelos da combinação na passarela da marca. Cansou.
  •  
FWPS (Foto: Renata D'Almeida/G1)
A chemise e o looks blusa comprida e legging da
Spicy e Vitta. (Foto: Renata D'Almeida/G1)
Também pecou pelo excesso o curitibano Edson Eddel – especialista em vestidos GG de festa. Na coleção quase dominada pelo monocromático, longos acetinados em tons berrantes como o pink, o turquesa e verde-bandeira traziam aplicações exageradas de strass. Brilho demais, cores demais: o pesadelo de Chanel.
Diferente de todas as grifes do FWPS, que seguiram o caminho da moda comercial, Eddel teve momento de puro conceito. Motivado pelo tema “Do lixo ao luxo”, o estilista usou materiais recicláveis em algumas de suas peças, como o vestido de noiva de celofane e outro de saco de lixo.
O próprio Eddel surgiu ao final da apresentação vestindo um macacão feito com 8.000 lacres de latas de refrigerante – e engatinhando na passarela. “Adoro uma performance, assim como gosto de criar para as gordas! Lá em Curitiba todo mundo que conhece meu trabalho se pergunta: ‘o que será que ele vai aprontar no desfile?’ Eu gosto mesmo é de causar!”.
Nem Jaques Leclair e Victor Valentim, os estilistas excêntricos da novela “Ti ti ti”, assumiriam tal intenção com tanta naturalidade.
Edson Eddel (Foto: Renata D'Almeida/G1)O estilista Edson Eddel em momento performático ao final do desfile na FWPS. (Foto: Renata D'Almeida/G1)